É Alonso contra rapa no Mundial

, Posted by Q3 Motor Press at 10:36

Espanhol leva a melhor na prova noturna da Fórmula 1; Webber está em xeque



Tudo começou no sábado, quando o ferrarista Fernando Alonso andou no limite durante o treino classificatório que definiu o grid de largada para o GP de Cingapura. Teve problemas com o carro. Levou um susto, mas tudo foi resolvido a tempo. Com a faca entre os dentes, ele cravou a pole position, aproveitando-se também do erro cometido por Sebastian Vettel, piloto da até então soberana Red Bull. Foi a segunda pole do ferrarista seguida no campeonato. A outra foi no GP de Monza. 

Domingo. Pilotos alinhados. Os cinco candidatos ao título de 2010 nas cinco primeiras posições. Alonso, Lewis Hamilton, Jenson Button e Mark Webber. Eles puderam contar com um convidado ilustre. Rubens Barrichello, da Williams, quebrou a ordem mais provável do grid, ficou com o sexto lugar, desbancando a Ferrari de Felipe Massa, a Mercedes de Rosberg e Michel Schumacher e até mesmo a Renault de Kubica e Petrov. Mas isso é apenas para dar um colorido a mais no charmoso GP de Cingapura. Um sentimento de nostalgia. De que o piloto faz a diferença, independente do carro que pilota.

Luzes vermelhas acesas. Aumentam o giro dos motores. De forma decrescente, elas apagam-se e os carros partem para as 61 voltas. Numa fração e segundos, tudo muda. Logo na largada, Alonso fecha a porta para Vettel e matem a ponta. Barrichello, o convidado de gala dos protagonistas ao título mundial caiu duas posições e Heidfeld, o estreante da Sauber quebrou a asa dianteira. Liuzzi abandonou a prova e provocou a entrada do safety car na pista.

O atual líder do Mundial, Mark Webber foi o primeiro a entrar nos boxes. Os outros candidatos ao título permaneceram na pista. Sexta volta. A relargada. As posições foram mantidas. A corrida seguiu de forma natural. Sem muitas ultrapassagens. Alonso Abrira pouca vantagem em cima de Vettel.         

Trigésima segunda volta. O espanhol da Ferrari e o Alemão da Red Bull continuaram a andar próximos. Kobayashi tocou roda com Michael Schumacher, acertou o guard rail e ficou parado. O brasileiro Bruno Senna, da Hispania, não teve como evitar o choque com o carro da Sauber. Mais uma vez, safety car na pista.

Trigésima sexta volta. A relargada. Hamilton e Webber bateram na disputa pelo terceiro lugar na corrida. O inglês levou a pior. É o segundo GP consecutivo sem pontuar. O sonho pelo título para o piloto da McLaren está mais distante. Com o terceiro lugar, Webber mantém a liderança do campeonato.

Nos momentos finais da corrida, Alonso sentiu de perto a pressão da Red Bull de Vettel. Ambos os pilotos andavam no limite. O alemão recebia orientações da equipe para tomar cuidado com o motor. O espanhol aguentou firme ao ataque final do alemão. E assim, ele construiu a sua vitória. A segunda seguida no campeonato. E sai de Cingapura como o vice-líder do campeonato. Com apenas dez pontos a menos que o líder, Mark Webber. E o convidado de honra, Rubens Barrichelo, terminou na sexta colocação.  

Apesar da Red Bull ter indiscutivelmente o melhor carro da temporada, a equipe tem como o maior adversário ela mesmo. Alonso com a sua experiência de bi campeão sabe disso. Ele joga no erro do adversário. É apenas ele contra os outros candidatos ao título. A McLaren que estava fazendo um belo trabalho de equipe encontra-se fragilizada no campeonato. A Red Bull que possui os melhores monopostos, está em xeque. E mais uma vez, um piloto estreante na Ferrari poderá levar o título Mundial.


1°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1h57min53s579 ( 61 voltas )
2°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s293 ( 61 )
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 29s141 ( 61 )
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 30s384 ( 61 )
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 49s394 ( 61 )
6°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 56s101 61 )
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1min26s559 ( 61 )
8°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1min52s791 ( 61 )
9°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min53s297 ( 61 )
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min52s416 ( 61 )*punido
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta 60
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta ( 60 )
13°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta ( 60 )
14°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta ( 60 )
15°. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 2 voltas ( 59 )
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 3 voltas ( 58 )


Não completaram

17°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 51 voltas
18°. Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari), 35
19°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 34
20º. Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth), 30
21°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 29
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 28
23°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 26
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1

Daqui há duas semanas, no dia 10 de outubro, teremos o GP do Japão. Nada está definido entre os cinco primeiros. Webber, Alonso, Hamilton, Vettel e Button estão na briga.   

Currently have 2 comentários:

  1. Unknown says:

    Bora Alonso, rumo ao Tri!

  1. Vc escreveu bem Thiago! Com a faca entre os dentes, tinha q ter sangue espanhol nesta F1 mesmo rs...

Leave a Reply

Postar um comentário